Como obter sucesso ao implementar um sistema IIoT?

postado em 05/02/2020

Não é mais uma questão de SE, mas QUANDO chegarmos a um futuro totalmente conectado para o setor de manufatura, os líderes de hoje precisam ser claros sobre onde estão indo e por que. Os aspectos físicos de uma transição da IoT são apenas parte da história. Como em qualquer grande revisão de tecnologia, a capacidade humana de fornecer forma e direção ainda é imperativa para uma migração bem-sucedida. Uma liderança forte e decisiva e um gerenciamento cuidadoso de mudanças tem um papel central a desempenhar na implementação bem-sucedida de um modelo de produção bem-sucedido da Indústria 4.0. Atualmente, o sentimento de muitos setores da indústria, se não todos, é que a liderança não está no nível necessário para oferecer uma estratégia de IoT ideal, o que dificultará a adoção e a integração mais rápidas.

Estabeleça objetivos claros

Antes de comprometer tempo ou dinheiro com um programa de implantação de IIoT, seja claro o que você espera obter de retorno com essa tecnologia.

Tenha certeza que está fazendo um investimento consciente

Depois de ter certeza da aparência geral do sucesso da sua empresa, você precisará calcular seu possível ROI. Identifique os custos diretos, indiretos e economias; considere futuras implementações com Inteligência Artificial, para gerar ainda mais resultados positivos; e estime possíveis novos investimentos não só em tecnologia, mas principalmente em capacitação da equipe.

Desenvolva uma estratégia bem clara de digitalização e um roadmap tecnológico

Ao considerar a infraestrutura e a tecnologia necessárias para implementar sua estratégia de IoT, você deverá planejar como e quando essas alterações serão feitas e comunicar claramente os prazos de implementação. Considere elementos como possíveis áreas de implementação, onde você deseja iniciar e o que proporcionará o maior impacto.

Crie um plano de adesão geral

A implementação da IoT não se trata apenas de mudanças tecnológicas - o sucesso também depende muito de mudanças culturais. Talvez um dos maiores desafios enfrentados pelas equipes de liderança seja a adesão de empresas mais amplas quando se trata da implementação da IoT. Esteja ciente de que diferentes áreas da empresa (por exemplo, TI e operações) podem precisar se adaptar a diferentes maneiras de trabalhar para se integrar totalmente com a mudança para a tecnologia.

Crie um plano de implementação operacional

Crie um plano de implementação operacional A implantação da IoT pode ser uma tarefa complexa e simplesmente não acontecerá da noite para o dia. As equipes de liderança precisam planejar cuidadosamente uma transição em fases para a conectividade da Internet das Coisas em toda a organização, a fim de minimizar a interrupção das operações normais.


Conclusão...

Antes de implementar tecnologias IoT em sua empresa, desenvolva uma estratégia que leve em conta os itens mencionados acima. Dimensione bem seus objetivos e esteja equipado com as informações e ferramentas para desenvolver com êxito uma estratégia de IoT e levar sua equipe e empresa ao sucesso.


Referência: 2020 Guide to IoT Adoption by SensorCity

Ficou alguma dúvida?

Entre em contato com nossa equipe de especialistas para saber mais sobre IIoT e outras tecnologias